O que é o género?
Algumas pessoas dizem que o género tem este aspeto:
Outros dizem que o género é assim:
Na realidade , o género é muitas vezes muito parecido com isto:
Identidade de género
Algumas pessoas pensam que existem apenas duas identidades de género possíveis: rapaz ou rapariga. Mas, na realidade, milhares e milhares de pessoas experimentam o seu género fora deste género binário (binário significa composto por duas coisas).
Não binário é um termo que se refere a pessoas que não experimentam o(s) seu(s) género(s) como uma rapariga/mulher ou um rapaz/homem.
Como é que eu experimento o meu género?
Como é que me sinto em relação ao sexo que me foi atribuído à nascença?
O que significa para mim o género?
Existe um mapa de Identidade de Género onde se pode marcar a forma como te identificas em termos de identidade de género.
Damos-te a liberdade de marcar o mapa de um modo hoje, e de um modo completamente diferente amanhã, uma semana, ou daqui a um ano. A tua identidade pode mudar fluidamente ou permanecer na mesma.
Expressão de género
A expressão de género descreve a forma como nos apresentamos, que pode incluir aspeto físico, roupas, penteados, e comportamento.
Há uma quantidade infinita de formas surpreendentes de ser uma pessoa de qualquer sexo. Alguns rapazes usam vestidos, algumas raparigas têm cabelo curto, e algumas pessoas não binárias usam maquilhagem. A expressão do género tem tudo a ver com a forma como te queres apresentar. Se atualmente não és capaz de expressar o teu género da forma que desejas, estamos ao teu lado. Continuas a ser tu!
Como é que eu gosto de apresentar o meu género?
Numa situação ideal, como gostaria de expressar o meu género?
Que aspetos da expressão do género me fazem sentir feliz e autenticamente eu próprio?
Quais os aspetos da expressão do género que me fazem sentir mal e não gostar de mim?
Se quiseres, podes marcar no mapa de Expressão de Género o modo como experimentas a tua expressão de género. É sempre mais do que correto deixar espaço para os sentimentos mudarem ao longo do tempo.
O teu mapa pode refletir a relação pessoal que tens com a tua expressão de género.
Transição
A transição pode referir-se a quaisquer medidas sociais, legais e/ou médicas que os indivíduos tomem para afirmar a sua identidade de género ou expressão de género.